Escapadela pela Galiza

Como este ano ainda não tínhamos tido uma oportunidade para dar uma volta de mota, aproveitamos um fim de semana que ambos tínhamos livre para podermos visitar uma zona ainda pouco explorada por nós...a Galiza.

O objetivo era sair à descoberta, sem ter praticamente nada programado, reservando apenas alojamento junto a Pontevedra.

De Amarante o primeiro destino era a Praia de Samil, em Vigo, uma das principais praias desta cidade, muito bem arranjada e com excelentes condições para receber os banhistas, tendo inclusive piscinas ao lado da praia com nadadores-salvadores permanentes destinadas apenas às crianças. Para além das piscinas tem ainda imensos campos que permitem uma partidinha de basquetebol com os amigos, ou até convida a levar um par de patins e percorrer o belo paredão.

De seguida visitamos o monte de O Castro, parque com uma bela vista sobre grande parte da cidade de Vigo e que alberga o Castelo do Castro, fortaleza que outrora servia de defesa da cidade.

Daqui era já possível observar lá bem ao fundo, bem do outro lado, o nosso próximo destino...Cangas.

Já na Costa da Vela aproveitamos para conhecer algumas praias, parando em Cangas, na Praia de Rodeira, seguindo para Nerga para visitar a Praia de Nerga (a nossa preferida) e daqui continuamos em direção a Donón até junto da "Buguina", escultura em forma de Caracol.

Deste local era possível avistar um estradão sobre a enorme falésia, que arriscámos fazer até alcançar uma praia selvagem, junto a um pinhal, Praia da Robaleira.

Aqui descansamos um pouco no areal e como já eram perto das 20h começamos a pensar na ida para a habitação reservada.

Experimentamos pela primeira vez a plataforma Airbnb e não podíamos ter tido melhor sorte com os anfitriões. Sem dúvida uma excelente experiência, que recomendo a toda a gente se forem para esta zona ficarem em casa da Sra Ana, em "La casa de Ana".

A Ana acabou por nos preparar uma bela refeição Galega e acabámos por ficar a jantar e a conversar até bem tarde com a Ana, o seu marido e a sua irmã.

No dia seguinte, saindo de Pontevedra, fomos em direção a Sanxenxo parando um pouco na praia central, mas o melhor da zona, na nossa opinião, é o que se segue. Passando Sanxenxo descobrimos finalmente belas praias, inseridas no meio da natureza em estado quase natural, que para quem gostar de explorar pode aventurar-se pelas suas falésias em busca destas praias selvagens.

Arriscamos seguir por um estradão que, apesar de algumas complicações e até ter de pedir à pendura para prosseguir a pé, devido à inclinação e ao peso da mota com a carga, lá alcançamos uma bela praia de naturistas, que mais parecia saída de um filme.

Este foi sem dúvida um dos locais que mais gostamos nesta viagem.

Prosseguimos em direção ao Grove e visitamos a Ilha da Toxa, que nos deixou boquiabertos pelas enormes mansões que lá existem, enormes mas por outro lado discretas.

Acabamos por almoçar junto a San Vicente do Grove e após o almoço seguimos viagem até à Ilha de Arousa e visitamos a última praia desta viagem, Praia Area da Secada.

Como ainda tínhamos bastantes quilómetros de regresso, decidimos por volta das 18h (Espanha) regressar a casa.

Foi um fim de semana que soube a pouco, pois depois de lá estar, a vontade é de conhecer e explorar cada vez mais toda aquela costa.

Mesmo assim deu para conhecer umas belas zonas e ficar com a vontade de regressar para continuar a exploração da costa norte espanhola que, se calhar, nem em uma semana é possível.

Da viagem recordamos as belas praias que fomos descobrindo sem nada ter pesquisado antes e do alojamento da Casa de Ana que sem dúvida foi maravilhosa connosco.

Esperamos em breve conseguir continuar a fazer a costa da Galiza e explorar mais áreas.