top of page

Costa Atlântica'18 - "Roadbook"

Depois da apresentação da bicicleta e de todo o suspense criado à volta do cicloturismo está na hora de revelar até onde pretendemos levar-vos nesta próxima aventura...


Sendo esta a minha primeira viagem de bicicleta tinha em mente dois destinos, um deles o famoso Caminho Português de Santiago, ou então seguia na direcção sul repetindo de certa forma, as viagens que já fiz na PCX (2013) e NC (2016).


Como tenho cerca de 9/10 dias de férias optei por seguir para sul pedalando os cerca de 750km que separam Coimbra - Sagres, achando eu, serem concretizáveis em bicicleta.


Com a ajuda do Eurovelo decidi realizar a Eurovelo 1 - Rota da Costa Atlântica, rota que abrange para além de Portugal, a Espanha, a França, a República da Irlanda, o Reino Unido e a Noruega, subdividindo-se no nosso país em 18 secções, muito bem detalhadas no site da EuroVelo e que abaixo apresento no sentido inverso:

Ao longo deste percurso penso efetuar duas ligações por ferry entre secções e aproveito para partilhar algumas informações disponíveis no site EuroVelo acerca das ligações:


Travessia do Rio Sado (Secção 7 – 8)


A travessia do Rio Sado é realizada através da Atlantic Ferries. Em Tróia o embarque é feito no Cais Sul e o desembarque em Setúbal na Doca do Comércio. O percurso inverso é realizado nos mesmos cais. O transporte das bicicletas é gratuito.

Travessia do Rio Tejo (Secção 8 – 9)

Para realizar o percurso entre Coina e Lisboa existem duas opções: a utilização do comboio ou a utilização do barco.


Comboio: o transporte é realizado pela Fertagus, a qual faz a ligação entre a estação de Coina (Setúbal) e a estação de Campolide, em Lisboa, em cerca de 25 minutos. Em Lisboa, o percurso de bicicleta pode ser retomado através da ciclovia existente na zona.

É permitido o transporte gratuito de velocípedes nos comboios da Fertagus, todos os dias da semana, com algumas excepções.


Barco: o transporte é realizado pela Transtejo, que faz a travessia do Rio Tejo através de cacilheiros, entre Cacilhas (Almada) e o Cais de Sodré (Lisboa), com a duração aproximada de 10 minutos.

O transporte de bicicletas ou velocípedes equiparados, não poluentes é gratuito em todas as ligações fluviais, de acordo com as lotações máximas e especificações definidas para cada ligação.


É possível realizar-se o percurso inverso, quer de comboio, quer de barco. De comboio dirija-se à estação de Campolide, em Lisboa e embarque no comboio da Fertagus, até Coina. De barco dirija-se ao Cais do Sodré, de onde parte o cacilheiro para Cacilhas, em Almada.



Cruz Quebrada – Cascais (Secção 9)


Dado o elevado tráfego automóvel existente na marginal de Oeiras, sugere-se que o percurso entre a Cruz Quebrada e Cascais seja feito através do comboio, numa viagem com a duração de 20 minutos.


O comboio parte da estação de comboios da Cruz Quebrada e faz uma viagem à beira-mar, agradável para o utilizador e que permite desfrutar da paisagem envolvente, dominada por praias e zonas de lazer, que acaba na estação de comboios de Cascais.


O transporte de bicicletas é gratuito todos os dias e em todos os horários, nos comboios urbanos de Lisboa, em todas as linhas.


No percurso inverso o comboio parte da estação de Cascais e a viagem tem fim na estação da Cruz Quebrada.


Autocarros


A Rede Nacional de Expressos assegura a ligação entre centenas de destinos de Norte a Sul do país, várias vezes ao dia. A Rede Expressos oferece 19 partidas diárias entre Lisboa e Porto e 20 partidas diárias entre Porto e Lisboa.


Só é permitido o transporte de bicicletas dobráveis ou desmontadas, acondicionadas numa caixa ou num saco próprio para o efeito.


Quando o peso da bagagem e da bicicleta excede os 20 kg é paga uma taxa adicional, de acordo com os quilómetros e o peso excedido.


Comboios


Existem dois tipos de serviço de comboios com cobertura a nível nacional, o Intercidades e o Alfa Pendular, operados pela empresa Comboios de Portugal.


Para além das condições específicas aplicadas a cada serviço, o transporte de bicicletas nos comboios da CP deve respeitar as seguintes condições:

  • cada Cliente pode transportar apenas uma bicicleta;

  • o transporte das bicicletas, acomodação, entradas e saídas, são da responsabilidade do Cliente;

  • as bicicletas devem ser transportadas de forma a não obstruírem as portas, os lugares sentados e a não dificultarem a entrada e a saída dos Clientes;

  • o transporte é autorizado exclusivamente nos serviços permitidos e nas carruagens identificadas para o efeito;

  • o Operador de Revisão e Venda pode pontualmente recusar o transporte sempre que, dada a lotação do comboio, possa potenciar o perigo de causar danos materiais e/ou pessoais ou possa perturbar o bom funcionamento do serviço;

  • não é permitido o transporte de bicicletas de tamanho não convencional (p.ex. long bike)

  • são permitidas bicicletas elétricas;

  • o transporte só poderá ser efetuado em condições normais de circulção, excluindo-se os transbordos rodoviários e outras situações que se afigurem limitativas à prestação deste serviço.

O que podem esperar desta viagem?

Uma viagem imprevista até há bem pouco tempo e completamente diferente das anteriores partilhadas aqui no blog.


Preparem-se para acompanhar uma aventura de bicicleta, a um ritmo lento, com saída do centro do país em direção ao sul beirando a Costa Atlântica e sem qualquer obsessão de chegar a Sagres.


Pois o objetivo principal é mesmo desfrutar, experimentar novas experiências e conhecer a beleza do nosso país de uma outra forma.


Apesar das dificuldades que terei em carregar os componentes electrónicos ao longo desta viagem, espero conseguir partilhar convosco algumas fotos e posts, principalmente nas redes sociais (facebook e instagram) e mais tarde também aqui resumir esta viagem.


Por isso fiquem atentos e acompanhem-nos nesta viagem!

Posts recentes
bottom of page