top of page

Iberia Trip '13

Sempre fui um jovem que desejou viajar, conhecer novas pessoas e culturas diferentes, conseguindo juntar sempre uma dose q.b. de aventura a essas viagens. Quando adquiri a PCX, para além de querer comprar um veículo económico para as minhas deslocações diárias, sempre desejei um dia realizar uma viagem com ela, com pendura, carregada e sem destino.

Iberia Trip

Depois de um ano com a PCX finalmente surgiu a oportunidade de fazer essa viagem tão desejada. O objetivo inicial era poder sair sem destinos prévios, levar uma tenda e ir acampando onde quisesse. Assim no dia 9 de setembro de 2013, depois de vários meses de preparação psicológica e negociações com a pendura, saímos de Coimbra com destino Lisboa.


Antes desta viagem as preocupações com os preparativos foram adquirir uns alforges, para garantir capacidade extra de carga para além da top case, um saco impermeável, uma aranha e uma tenda. Instalei também uma tomada de isqueiro sob o banco para conseguir ir carregando telemóveis, máquina fotográfica e um tablet ao longo da viagem, pois iríamos fazer campismo selvagem e não teríamos outra forma de carregar estes gadgets.

Km 0

Assim, no primeiro dia saímos rumo a Lisboa, onde estava previsto ficarmos 3 dias, para aproveitar passear pela capital, Sintra e a Serra da Arrábida.

Sintra
Serra da Arrábida
Serra da Arrábida

No quarto dia saímos bem cedinho em direção à Costa Vicentina, sempre a rolar por estradas nacionais. Cruzamos Sines, Porto Covo, Milfontes, Odeceixe, onde aproveitamos para tomar um banhito e fomos pernoitar à praia da Amoreira, depois de jantar em Aljezur. Contrariando todas as recomendações do campismo selvagem, onde devíamos chegar antes do pôr de sol e arranjar um bom local para acamparmos, fizemos tudo ao contrário e chegamos já com a noite escura, onde acampamos num sitio desconhecido perto da Ribeira de Aljezur.

Porto Covo
Odeceixe

No dia seguinte voltamos a acordar bem cedinho, foi arrumar tudo e conhecer a praia de Amoreira, seguindo a visita às praias de Monte Clerigo e da Arrifana.

Rumando a sul, nessa noite fomos dormir à Praia da Carrapateira, tendo acampando naquele enorme e bonito areal.

Praia da Carrapateira
Carrapateira

De seguida fomos visitar Vila do Bispo e a Praia do Castelejo. Como começava a chover decidimos mudar o rumo da nossa viagem, apontando Espanha como destino. Depois de algumas pesquisas pela net, descobrimos um hostel com um preço bem simpático em Sevilha e como nem eu nem a pendura conhecíamos, não pensamos duas vezes e fomos em busca do sol espanhol.

Assim no 6º dia saímos da Praia da Carrapateira abençoados pela chuva, em direção a Sevilha passando ainda por Faro, Olhão, Tavira e Monte Gordo.

a caminho de Sevilha

Depois de mais de 7h de viagem, com parte dela a ser realizada sob chuva, finalmente chegamos a Sevilha e fomos recebidos com ótimo tempo. Foi chegar ao hostel, tomar um banho quente para aquecer e aproveitar o resto da noite para ir comer umas tapas e conhecer um pouco a cidade.

Sevilha
Sevilha

No dia seguinte decidimos ir a Ronda. Já tinha anteriormente visto esta cidade num roteiro de uns motards e estando ali pertinho, a cerca de 130km, não resisti ir contemplar aquela magnifica cidade emergida sobre rochas. Neste dia fizemos mais de 370km. Como tinha feito umas pesquisas acerca daquela zona decidimos ir visitar igualmente o parque natural do “Desfiladero de los Gaitanes” lugar que acolhe o mítico “Caminito del Rey” (El Chorro), que conhecia através de vídeos e fotos na internet.

Ronda
Ronda
a caminho de Ronda
Caminito del Rey
Caminito del Rey

O “Desfiladero de los Gaitanes” é um lugar mágico que me impressionou bastante. Quanto ao “el Caminito del Rey”, depois de algum tempo sem observar qualquer indício do mesmo, lá o avistamos no alto, quase sem querer, pois indicações acerca deste local não existem. Descobrimos posteriormente que toda a sinalética e propaganda do local foi retirada devido a acidentes ocorridos nos últimos anos, havendo inclusive acidentes mortais estando agora estritamente proibida a aproximação ao local.

El Chorro
El Chorro
El Chorro
El Chorro

No dia seguinte a PCX teve direito a um merecido descanso (finalmente) e os donos aproveitaram para deambular pela magnifica cidade de Sevilha, visitando as principais atrações turísticas da cidade como: a Praça de Espanha, Alcázar, a Catedral de Sevilha, o Barrio Santa Cruz, a Metropol Parasol, etc.

Espanha
Fronteira
Alentejo
Alentejo

Depois de três noites em Sevilha iniciámos o nosso regresso a Portugal, com destino a Monsaraz, entrando por Barrancos. Ao chegar a Monsaraz aproveitamos ainda o final da tarde para visitar e percorrer as ruas da vila e acabamos por pernoitar junto ao Alqueva com uma magnifica vista para a vila de Monsaraz e para a barragem.

Monsaraz
Monsaraz
Alqueva
Alqueva
Alqueva

No último dia, tínhamos reservado ainda uma visita ao Marvão. Acordamos bem cedo, tomamos um banho fresco nas águas do Alqueva e fomos tomar o pequeno almoço a Reguengos de Monsaraz. Depois de mais 160 Km rodados chegamos à bonita vila do Marvão a tempo de almoçar e dar um passeio calmo pelas ruelas do interior da fortificação.

Marvão.jpeg
Marvão
Marvão

Confesso que já um pouco cansados, mas com ainda 175Km por realizar, fizemos os últimos quilómetros em direção a casa, Coimbra, terminando assim a nossa “Iberia Trip”.

Marvão

Depois de 2362 Km percorridos em 10 dias, gastámos um total de 361,31 euros (326,02 euros - descontando o valor gasto no hipermercado do "cartãozinho").

RoadTrip-Coimbra - Sevilha.

- Alimentação: 153,44 euros (em Espanha comemos sempre fora, tomámos sempre o pequeno almoço fora e ainda fomos enganado$ num tasquinho de tapas e em Portugal fomos sempre ao supermercado);

Neste ponto posso excluir 35,28 euros, porque tínhamos dinheiro naquele cartão do hipermercado, então em alimentação passa a ser 118,16 euros.

- Combustível: 90,02 euros; em Espanha era um pouco mais barata. A PCX fez médias desde os 2,21 aos 2,84 e nunca a poupei); - Portagens: 2,60 euros (travessia da ponte Vasco da Gama); - Dormidas: 70,90 euros, 3 noites em Sevilha. O quarto era muito bom, com possibilidade de deixar a moto à porta do hostel e era próximo das principais atrações da cidade;


- Outros: 56,85 euros (neste parâmetro estão incluídas todas as coisas supérfluas, como os cafés, bebidas, souvenirs, gelados, bilhetes, etc. Ou seja, sem este parâmetro conseguiriam fazer esta viagem com um orçamento menor).

Total = 169,29 euros por pessoa.

Foram 10 dias, muitos kms, muitos locais, muitas paisagens, muitas aventuras. A PCX portou-se muito bem, custando mais naqueles dias em que fizemos acima de 200Km.


Nesses dias sim pedia para que a PCX andasse mais um pouco e tivesse um banco mais confortável. Entrei em Espanha sem o dístico "P", não sei se poderia vir a ter problemas ou não e sem ter a certeza que com a minha carta poderia lá conduzir (categoria B). Mas mesmo assim não hesitei e ainda bem.


Adorei a cidade de Sevilha e visitar Ronda era também um desejo meu antigo, pois já há muito que via as fotos desta bela cidade e desta vez consegui com os meus próprios olhos contemplar aquela obra magnífica. Ir ao "Desfiladeiro de los Gaitanes" foi uma decisão de última hora, andava pela net e li num blog algo sobre o "Caminito del Rey". Já tinha ouvido falar nele e como ficava a 1h de Ronda aproveitei. Esse dia foi o mais difícil mas valeu o sacrifício.



Posts recentes
bottom of page