top of page

Winding Roads '14 - Dia 2 (Saint-Paul-en-Born > Rennes)

Depois de colocar tudo a secar, começo a recuperar aos poucos deste dia louco e cá estou eu para tentar resumir mais um dia bastante longo.

fotografia (1)_edited.PNG

Hoje o dia não foi mesmo para "meninos", se ontem tinha sido difícil devido à distância e tempo de viagem, hoje foi difícil devido às más condições atmosféricas e a tudo o resto que foi acontecendo ao longo do dia.


Eram 8:30h e o despertador começava a tocar...foi carregar uma vez no snooze, outra, outra e outra e eram então 9h quando me levantei. Foi tomar um banho rápido, o pequeno almoço, arrumar tudo e vamos lá que se faz tarde.

Depois de tudo pronto lá parti em direção a Bordéus que, apesar de conhecer, queria lá voltar porque a cidade é mesmo bonita. Fui rolando tranquilamente pelas nacionais, passando pelas "villages" contemplando e admirando o sossego destes locais, a sua simplicidade, as pessoas a ir de bicicleta buscar a sua "baguette", as pequenas casas de "campagne", tão simples e bonitas, fazendo-me pensar no porquê em Portugal as pessoas quererem casas "grandes", quando uma casa pequena é capaz de oferecer o mesmo conforto, por um custo mais baixo.

Saindo do sossego do campo, entrei na estrada de acesso a Bordéus, repleta de "caravanas" de camiões, obrigando-me a andar centenas de metros na faixa da esquerda para conseguir ultrapassar todos estes camiões.


Chegado à cidade de Bordéus, foi tempo de arranjar um lugar bem no centro, para poder deambular pelas ruas e poder tirar as umas fotos da cidade. Andava eu tranquilamente pela cidade quando olho para o relógio e já eram quase 13h. Como ainda queria ir a Nantes fui para a PCX para retomar viagem.


Estou a chegar à moto e meto a mão ao bolso do casaco para tirar a chave, quando me apercebo que não as tenho. Começo a pensar se as tinha perdido pelo passeio, até que ao aproximar-me da moto vejo as chaves na fechadura da top case. Pensei eu, que sorte a minha, começo bem o dia, pois já ao sair do hostel, tive que parar poucos quilómetros à frente porque achava que tinha deixado lá a carteira, mas não.

Saio de Bordéus, abasteço a PCX e sigo em direção a Nantes. A distância ainda é longa por isso tentava não perder muito tempo.


Depois de mais ou menos 1h de viagem, começo a observar que o tempo piora, o que me faz pensar em ir diretamente para Rennes, pois se tivesse a chover não iria ver grande coisa em Nantes.

Peço ao "amigo" Tomtom para me guiar então diretamente para Rennes, apontando-me uma previsão de chegada para as 19:15h. Pensei eu, olha, mesmo a hora de tomar um banho quente, jantar e ir dar um passseio noturno pela cidade.


Ando mais uns quilómetros e os chuviscos começam a tornar-se numa valente chuvada e penso cá para mim, olhando para o GPS e faltando ainda mais de 400Km, se isto continua estou lixado.

E não só continuou, como piorou e nunca mais parou. Vou eu sob intensa chuvada na minha PCX, sem conseguir ver grande coisa para a frente, tentando ao mesmo tempo resistir aos ventos fortes que me balançavam de um lado para o outro, quando vejo lá ao fundo uma carrinha na berma, tipo aquelas da brisa, com uma sinalética a indicar qualquer coisa que não percebi, até que no instante seguinte estava a passar sobre uma enorme poça de água no meio da estrada a mais de 80Km/h, sentindo a PCX tremer por todos os lados, com a água a jorrar à minha, eu num ato de reflexo ainda tentei meter os pés de fora, mas em vão, pois não iam ajudar em nada, até que ultrapassei aquele obstáculo e pensei cá para mim, "desta vez tive a estrelinha do meu lado", foi uma sorte não ter tido acontecido nada de mais grave.


Ia eu a recuperar aos poucos do sucedido quando olho para o indicador de gasolina a piscar a reserva. "Peço" uma vez mais ao "Tomtom" para me indicar as bombas mais próximas, o qual me indica umas a 17Km...sem problemas pensei eu.


Continuo sob forte chuva e ventos fortes, quando lá ao fundo começo a ver muitas luzes vermelhas acessas, eram carros a travar. Pensei eu, deve ser um acidente, o que se confirma um pouco mais à frente, com uma outra carrinha a indicar para abrandar pois havia um acidente.


Já passavam das 18h e ainda me faltavam mais de 150Km, pensando cá para mim, que já nao ia chegar a Rennes. Começo a ultrapassar aos poucos alguns carros e mais uns, até que me apercebo que a fila está enorme, ando, ando ando...andei mais de 10km até que consegui chegar a uma saída da estrada, já montada pela polícia. Volto a olhar para o "Tomtom" e continua a indicar-me as bombas, mas pede-me para voltar a entrar na estrada anterior, coisa que não podia fazer.


Sigo então os outros carros, na tentativa que me levassem para uma outra entrada de acesso e tento encontrar outras bombas de gasolina, indicando-me o "Tomtom" umas a mais de 20Km num sentido oposto ao qual seguia.


Não querendo saindo desta rota ao ver um supermercado aberto aproveito para parar no estacionamento abrigado, tirar a roupa toda para tentar tirar algum peso de cima de mim e penso no jerrican e que já me iria servir para alguma coisa.


Coloco então a gasolina que trazia no jerrican, já que o tinha ali e reparo que uma das capas de proteção de chuva dos meus alforges faltava, talvez tivesse saido pelo caminho, pela força do vento e eu não a tivesse apertado bem. Depois ainda aproveitei para comprar já comida para o jantar, pois quando chegasse a Rennes já não quereria sair do hostel.


Volto a prepara-me e ainda me faltavam mais de 120km para chegar a Rennes. Nesta altura a chuva começava a ser menos intensa o que me permitiu ganhar novo ânimo até chegar a Rennes e continuei a seguir por estradas secundárias sem qualquer iluminação até encontrar o acesso de volta à estrada principal.


Daí em diante a viagem já foi um pouco mais tranquila, sentido-me completamente encharcado e já só pensava no banho quente que tomaria quando chegasse ao hostel.


Cheguei a Rennes, ao hostel por volta das 21:20h, depois de mais um dia longo em que teve como pontos positivos a passagem pelas pequenas vilas e a visita à bonita cidade de Bordéus. E como pontos negativos a forte chuvada e os ventos fortes que senti por mais de 5h ao longo da viagem, o grande susto que tive na estrada correndo um enorme risco de acidente por aquaplanagem e o acidente que me obrigou a um desvio da rota e me fez perder imenso tempo, numa altura que já estva bastante saturado fisica e psicológicamente.

Estatísticas de hoje:

Distância percorrida: 616,65Km


Tempo em movimento: 08:29:15


Tempo de descanso: 02:23:21(não conta o tempo de passeio por Bordéus)


Velocidade média: 56,7 Km/h


Velocidade máxima: 117,7 Km/h


Abastecimentos: 3


Consumo Litros: 13,88l

Média consumo: 2,64l/100km

Média mais alta: 2,80l/100km

Média mais baixa: 2,55l/100km

Gastos:

Combustível: 12,65€ (não conto o combustível do jerrican)

Alimentação: 5,66€ (supermercado) + 1,70 (café)

Dormidas: 30€ (Hostel)

Portagens: 0€

Total (dia 2) = 50,01€


Posts recentes
bottom of page