top of page

Winding Roads '14 - Dia 5 (Paris > Lintgen)

Hoje a PCX antes de ir para o Luxemburgo, quis ir divertir-se mais um pouco para Paris...

Dia 5 (Paris - Lintgen)

Depois de mais uma noite bem passada em família e já com as baterias recarregadas, foi dia de apontar o destino ao Luxemburgo.


Como estava um sol maravilhoso, quis levar a PCX a Paris novamente, para tirar mais umas fotos, poder enviar os postais que tinha prometido e comprar mais uns "souvenirs".

Paris

Se muitos consideram, e com razão, Paris um caos para conduzir, a verdade é que andar de PCX nela, deu-me um gozo enorme. Ela é tão fácil de manusear, que até se torna divertido andar a "serpentear" o trânsito.

Por aqui, PCX's só vi uma, veem-se muitas outras scooters, de cilindradas mais altas e vi muitas T-max, mesmo apesar de ser uma moto muito "visada" em França, disseram-me mesmo que, nem todas as seguradoras fazem seguros para estas motos, devido ao elevado nº de roubos deste modelo.


Uma coisa que reparei é que todas as scooters andam com uma capa para as pernas (o que eu desejei ter uma hoje na viagem para o Luxemburgo) e o pessoal não parece ter muito "amor" as suas motos e material.


Na cidade, as motos parecem também não respeitar as regras, valendo quase tudo para se chegarem à frente...havendo mesmo quem ande em cima dos passeios sem qualquer problema.


O trânsito da cidade é elevado e senti-o bem quando quis abandonar a "Ile de France". Aqui valeu-me uma vez mais a pequena PCX, que me permitiu avançar facilmente pelas filas enormes, evitando perder mais tempo aqui. Nem quero imaginar como seria de automóvel.


Quando saí de Paris já passava das 13:30h...Pois, hoje não controlei bem o horário e assim já me esperaria um dia difícil, pois faltavam-me ainda todos os quilómetros para percorrer.


Ao sair de Paris o objetivo era fazer uma primeira paragem em Reims, para pelo menos conhecer o centro da cidade e lanchar qualquer coisa.

2.JPG

A viagem impressionou-me pela sua paisagem verdejante, quase "hipnótica", dando-me vontade de parar em todo lado para tirar "só" mais uma foto. A região de Champagne Ardenné foi sem dúvida uma boa surpresa pelos seus campos enormes verdes e cativantes, apesar do piso da estrada não corresponder a esta paisagem, pois foi dos piores pisos qua apanhei em França.

Reims

Como fui parando várias vezes ao longo do caminho para tirar umas fotos e poder contemplar melhor toda a paisagem, cheguei a Reims já perto das 17h. O sol já se estava a pôr e só me deu tempo de ver mesmo o centro, a catedral e pouco mais. A cidade é bem maior do que estava à espera e do pouco que observei, pareceu-me bem arranjada e organizada.


De Reims a Lintgen distanciavam-me ainda 222km, o termómetro apresentava uma temperatura de 5º e eu já só pensava numa pizza para o jantar.

A lua, bem cheia, espreitava já lá ao fundo e a medida que me ia aproximando da fronteira da Bélgica, também a temperatura se aproximava cada vez mais dos 0º.

Na Bélgica a PCX rolou cerca de 90 quilómetros, quilómetros esses que nem sempre foram em bom piso. Ainda a 20 quilómetros da fronteira com o Luxemburgo, a reserva começava a piscar, e já sem o jerrican cheio, preocupava-me agora em seguir mais devagar para chegar a umas bombas.


Felizmente a reserva foi suficiente para alcançar as bombas de gasolina, já em solo luxemburguês e aqui, tive logo um boa surpresa, pois o preço do litro da gasolina foi o mais barato até agora, cerca de 1,23€.


Dái foi seguir para Lintgen, onde circulei por estradas que parecem estradas secundárias, sem ter noção de como é o país, pois já estava escuro. Mas amanhã espero descobrir visitando a capital Luxemburgo e depois partir para Zurique, esperando-me cerca de 6h de viagem, não podendo arriscar novamente viajar à noite, até porque irei encontrar temperaturas ainda mais baixas, certamente.

Estatísticas de hoje:


Distância percorrida: 451,67Km


Tempo em movimento: 07:55:13


Tempo de descanso: 03:02:05


Velocidade média: 41,2 Km/h


Velocidade máxima: 104,1 Km/h


Abastecimentos: 3


Consumo Litros: 13,50l


Média consumo: 2,57l/100km


Média mais alta: 2,61l/100km


Média mais baixa: 2,54l/100km


Gastos:


Combustível: 19,35€


Alimentação: 0€ (valeram as sandes que fiz em casa dos meus tios para a viagem e o jantar patrocinado pelos amigos Inácio e Lúcia na sua Pizzaria - Rialto, em Lintgen)


Dormidas: 0€ (hoje durmo em casa dos amigos)


Portagens: 0€


Outros: 15,99€ (despesas da "poste" e de mais alguns "souvenirs")


Receitas: 50€ (hoje recebi mais um presente do tio, ou seja, mais uma boa contribuição para a viagem)


Total (dia 5) = + 34,01€ (Hoje o saldo foi novamente positivo)


Posts recentes
bottom of page