top of page

Winding Roads '14 - Dia 6 (Lintgen > Zurique)

Hoje a "pequena", mas valente PCX conseguiu num só dia cruzar três fronteiras, rolando por quatro países diferentes (Luxemburgo, França, Alemanha e Suíça).

Dia 6

Acordámos hoje em Lintgen, com um dia nublado e pouco convidativo para grandes passeios, mas sempre com uma vontade enorme de viajar e conhecer novos lugares. E assim, depois de tomar um bom pequeno almoço na companhia do amigo Leonel e falarmos um pouco acerca deste pequeno país e de como é viver aqui, este não me deixou abalar sem antes ainda, me preparar uma bela marmita.


De Lintgen ficará para sempre na memória, a calorosa recepção por parte da comunidade portuguesa presente na Pizzaria Rialto, que, os meus amigos Inácio e Lúcia, mesmo não estando presentes, se preocuparam em deixar tudo muito bem preparado para a minha chegada. A vocês, muito obrigado.


Seguindo desta pacata cidade, para a capital, o percurso foi rápido, aliás, aqui as distâncias que separam as cidades umas às outras são todas relativamente curtas e fazem-se tranquilamente, sentindo uma calma enorme por estas "bandas". Aqui o stress parece não imperar em lado nenhum.


Pareceu-me um país bastante sossegado, muito bem arranjado e organizado. Vi muitos portugueses e conseguia ouvir a nossa língua em praticamente qualquer lugar deste país, parecendo mesmo que estava num lugar português.


Ao chegar à capital, apesar de serem 11h, não assisti a um trânsito intenso, apenas o normal para uma cidade mais movimentada. Aqui notam-se sim, os edifícios maiores que sobressaem das restantes cidades por onde passei, que mais parecem pequenas "vilas".

DSCF5715.JP

Realizei pela cidade um pequeno "tour" de moto, prosseguindo depois esse passeio, a pé, para poder tirar umas fotos. Esta cidade, patrimônio mundial da UNESCO surpreendeu-me positivamente, pois apesar de ser uma capital europeia, não transmite aquele "caos" que normalmente é associado às grandes cidades da Europa, conseguindo andar tranquilamente, por toda a cidade. O que me surpreende mais ainda, foi como, um país assim tão pequeno e com tão pouca indústria consegue ter um PIB tão elevado. Transações e banca internacional aqui presentes? Pareceram-me ser as respostas mais óbvias.

De seguida fui procurar os famosos túneis subterrâneos que percorrem toda a cidade, denominados por "Casemates du Bock", mas ao chegar à entrada deparei-me com uma sinalética a indicar que o local estava encerrado desde 31/10, talvez devido às temperaturas mais baixas. Fico assim com uma desculpa, para poder voltar ao Luxemburgo mais uma vez.

Ao fundo tocavam os sinos, a anunciar as 13h e indicavam-me que estava na hora de seguir o meu destino. Tempo ainda, para rapidamente comprar umas pequenas lebranças deste país e prosseguir em direção a Colmar.


Quando ultrapasso a fronteira Luxemburgo-França sou logo recebido com uma intensa chuvada, obrigando-me a parar logo na primeira estação de serviço, para preparar-me para o tempo adverso e aproveito, para comer alguma coisa.


Como o tempo não melhorava e ainda me faltavam muitos quilómetros para alcançar o destino final, Zurique, tomo a decisão de, não parar em Colmar.


Sempre a chover, sigo pela região da Alsácia, continuando a assistir à repetição da bela paisagem verdejante dos dias anteriores, que só foi estragada pelo mau piso da N59 que me ligaria até Colmar. Fazendo com que tivesse que ir mais atento à estrada, que à paisagem.

Chego a um cruzamento com duas opções, uma para seguir para Colmar por "túnel" e uma outra, para seguir pelo "col". Como o túnel tem portagem, a opção fica facilitada e sigo pelo "col"...e ainda bem que o fiz, porque passar pelo "Col de Ste Marie e pela vila de St Marie aux Mines foi um dos pontos altos do dia. A subida era bastante íngreme e a "pequena" PCX debateu-se como uma guerreira para conseguir manter-se nos 50Km/h, mas valeu a pena, pela paisagem que conseguímos deslumbrar.

Paramos aqui para tirar uma foto, aqui outra, ali outra...e a luz do dia começava-se a "apagar" quase sem nos apercerber-mos. E já tudo completamente "apagado", ainda nem a Colmar tínhamos chegado.

Fizemos uma última paragem para reabastecer e tínhamos ainda pela frente 185km para percorrer. Toca a mandar mensagem aos familiares a dizer que íamos chegar mais tarde e para que não se preocupassem pelo atraso...agora que já todos sabem da viagem, temos que andar sempre a avisar para não se preocuparem, daí preferir nunca contar nada.


A poucos quilómetros da Suíça começou a chover bastante abençoando-nos esta chuva até bem perto de Zurique.


Chegados a Zurique, é tempo para aproveitar o fim de semana calmamente com a família, descansar para recarregar "baterias" ao máximo e passear calmamente pela cidade com a PCX.


Tenho que pensar também, qual o destino a tomar a partir daqui, gostava muito ir à Itália, ao Passo de Stélvio, mas acho que este "Passo" já encerrou. Agora ou volto por Basel e sigo pelo interior da França, ou sigo por Genébra e desço ao sul de França, ou arrisco passar pelos Alpes em direção a Itália. Sugestões, precisam-se!


Estatísticas de hoje:


Distância percorrida: 464,55Km


Tempo em movimento: 07:12:53


Tempo de descanso: 02:23:00


Velocidade média: 54,0 Km/h


Velocidade máxima: 110,5 Km/h


Abastecimentos: 2


Litros abastecidos: 7,6l


Média consumo: 2,55l/100km


Média mais alta: 2,56l/100km


Média mais baixa: 2,54l/100km


Gastos:


Combustível: 11,60€


Alimentação: 1,70€ (o pequeno almoço e a marmita foram oferta da Pizzaria Rialto, paguei apenas o café na estação de serviço)


Dormidas: 0€ (hoje durmo em casa de familiares)


Portagens: 0€


Outros: 7,5€ ("souvenirs")


Receitas: 100€ (hoje recebi um "paitrocínio" dos meus amigos/pais Inácio e Lúcia... quando chegar a Portugal tenho que ir à Pizzaria Geraldes - Amarante fazer despesa)


Total (dia 6) = + 79,20€ (Hoje o saldo foi novamente positivo. Começo a pensar seriamente em abandonar o meu trabalho e seguir viagem por aí :)


Posts recentes
bottom of page