top of page

Winding Roads '14 - Dia 10 (Milão > Sanremo)

Hoje tentei fugir à chuva, abandonando bem cedo Milão rumo a Sanremo, mas parece que não fui bem sucedido.

Dia 10

Eram 8:30 e já tinha tudo pronto para sair do hostel. Olhava pela janela e continuava a chover, hoje era um daqueles dias que, se pudesse, ficava. Mas não podia ser, os dias estão a acabar e tenho que pensar no regresso a Portugal.


Assim, lá agarrei nas coisas e toca a preparar tudo na moto para partir. Como já tive em Milão antes e confesso que, não é uma das minhas cidades preferidas italianas, coloquei logo no GPS, o caminho mais rápido para Sanremo.

O qual me deu, um percurso via Turim. Começo a andar e a pensar, com este tempo não vou conseguir ver nada em Turim, se calhar o melhor é ir por Génova que a diferença não é muita, dou uma volta pela cidade que me disseram, que não tem nada de especial, ao contrário de Turim (que prefiro voltar lá um dia com mais tempo) e de lá sigo para Sanremo, pela Costa Mediterrânica.

Há uns anos atrás tive a oportunidade de fazer o trajeto de, Veneza até Marselha de comboio, adorando na altura toda esta região e sempre pensei, que um dia teria de cá voltar para fazer a estrada que ligava estas cidades pequenas, mas muito bonitas. E então, porque não hoje.

Infelizmente, o encanto nesta altura do ano e com a chuva e nevoeiro intenso, não é o mesmo que no verão. Não se vê quase ninguém, ao contrário do verão, que está completamente cheio e não se avistam as belas paisagens mediterrânicas, nem as praias compostas. Será certamente, para repetir, este percurso mais tarde, prolongando quem sabe, até La Spezia, que é um desejo meu antigo.


Foi mais um dia difícil, pois choveu muito e havia muito nevoeiro. À saída de Milão, em direção a Génova, as estradas eram péssimas, escorregadias e os condutores italianos mostraram-se bastante "agressivos".


Nesta zona, a paisagem também não é das melhores, avistando-se muitas fábricas, muitas delas abandonadas, mostrando que aqui a crise também está bem presente e campos de cultivo, mas sem a graça de outros lugares. Aqui tudo parece mais desorganizado, mais do gênero, deixa andar. Mas veem-se as pessoas na rua sorrirem, mesmo naquelas aldeias mais remotas, que apesar da chuva intensa, caminham de sorriso aberto sempre que me veem passar.


Como a estrada era bastante fraca, cheia de buracos e estava bastante escorreguadia, apanhei dois sustos enormes, um deles a subir o Passo de Giovi, numa curva apertada, sem razão aparente a moto escorrega completamente, tendo a sorte de ir muito devagar porque estava a subir e ir bastante atento, tendo uma reação rápida de bater com o pé direito no chão e assim, evitar a queda. Depois o resto do Passo fiz com os pés de lado e muito devagar pois o piso escorregava imenso.


Depois, já na Via Aurelia, que liga Génova a Sanremo, numa rotunda a moto volta a fugir-me tendo aqui reagido rapidamente, novamente, evitando o pior. Recomposto do susto, lá continuei eu, sempre com muito cuidado e respeito por aquele piso.

Quanto a Génova dei pela cidade uma pequena volta de scooter e almocei por lá qualquer coisa, para descansar um pouco. Confirmei o que já me tinham dito, que, esta cidade, até bastante grande, é basicamente industrial e portuária, com uns tons de edifícios bonitos, transmitindo-me um certo calor, todas aquelas cores claras.

Tem bastante tráfego e também muitas scooters, o normal, em cidades grandes italianas. Reparei que por aqui a Tucano é uma marca de eleição e eu hoje bem desejei uma capa daquelas, um impermeável e cobre botas, talvez tivesse chegado bem mais seco ao destino.

Chegado a Sanremo deu para observar que é uma pequena, mas bonita cidade a beira mar, com bastante movimento até. Como continua a chover, não me aventurei muito mais, espero que amanhã de manhã esteja um pouco melhor, para aproveitar mais um pouco a estadia na cidade.

Amanhã parece que me espera mais um dia de chuva e eu começo a desesperar, pois ainda nem a roupa tenho seca deste dia. Mas tem que ser e assim, amanhã, quer chova, ou não lá partirei eu, em direção a Béziers.



Estatísticas de hoje:


Distância percorrida: 346,68Km


Tempo em movimento: 08:17:41


Tempo de descanso: 02:23:24


Velocidade média: 32,4 Km/h


Velocidade máxima: 97,3 Km/h


Abastecimentos: 1


Litros abastecidos: 4,85l


Média consumo: 2,27l/100km


Média mais alta: 2,27l/100km


Média mais baixa: 2,27l/100km


Gastos:


Combustível: 8,8€


Alimentação: 13€


Dormidas: 28,5€ (hostel em Sanremo)


Portagens: 0€


Outros: 0€


Total (dia 10) = 50,30€


Posts recentes
bottom of page