top of page

Honda NC750x - primeiras impressões!


Honda NC750x

Depois de já ter rolado quase 4000km com a NC, e ter feito uma viagem até Madrid, acho que já posso deixar aqui a minha humilde opinião acerca deste modelo. Mas lembro-vos que a minha experiência nas duas rodas e o meu único termo de comparação é a minha PCX, por isso, não me interpretem mal em algumas observações/opiniões.


Quando adquiri a NC750x, o meu objetivo era ter uma moto capaz de fazer viagens mais longas a dois e continuar a ter uma boa economia em relação ao consumo de combústivel.


Sem qualquer experiência anterior em grandes cilindradas e proveniente da pequena PCX, notei logo o peso extra e a altura da NC. Mas nada de assustador, pois mal engatamos a 1ª velocidade e começamos a andar, essa sensação de peso e altura dissipa-se.


Sabia desde logo, até porque vi e li várias "reviews", que a NC não seria uma moto de grande potência e emotividade, mas o meu objetivo não era esse, queria apenas ter uma moto bastante equilibrada, que me desse confiança e segurança em longas viagens e que não fosse muito dispendiosa.


Mas o facto de não ter grande potência, contrapõe-se com o seu grande torque, fazendo-se notar desde logo, em rotações baixas. Muitos queixam-se que a rotação acaba demasiadamente cedo, mas sinceramente, no meu dia a dia e para o meu andamento calmo, não noto esse incómodo.


Claro que para quem provém de uma moto de grande cilindrada, vai notar grandes diferenças e terá que se adpatar a este novo e diferente motor, mas depois da habituação, no geral toda a gente fala muito bem desta mota. Isto porque a Honda desenvolveu uma moto lógica, a pensar na maioria das pessoas que andam o ano todo de mota e se preocupam com a economia, ao contrário da potência e velocidades proibidas.

Honda NC750x

É uma mota bastante ergonómica, com uma boa posição de condução, pecando apenas no conforto do banco em viagens superiores a 300km.


O vidro pequeno de origem também pouco protege do vento frontal, mas nada que não se consiga ajustar e melhorar com alguns €, soluções no mercado para este modelo não faltam.


O seu depósito não é muito grande e os seus 14,1l já me deram para percorrer distâncias de 205km a 395km, fazendo médias entre os 3,2L/100km e os 5,7L/100km. Tudo depende da velocidade e acelerações com que se conduz.


Em estrada aberta, com dois e top case nota-se a falta de potência, mas já se sabe que esta moto não foi projetada para este fim, no entanto comporta-se à altura e consegue manter velocidades legais sem qualquer problema, apresentando apenas dificuldades em recuperações, por exemplo numa ultrapassagem a subir. Considero a faixa de velocidade para esta mota os 120-140Km/h.


Quanto à travagem, este novo modelo já vem com ABS de origem, ainda não tive necessidade de o testar, considerando o travão de trás pouco eficaz, apesar de saber que num motociclo a travagem de paragem se faz com o travão da frente, aqui apesar de ter apenas um disco, não me parece que comprometa em nada a segurança da travagem da moto.


Quanto à suspensão, esta não acompanha de todo o estilo "trail" da X, tendo uma suspensão básica, um pouco dura até e que não é regulável, mas cumpre a função para que esta moto foi projetada. Mas para obter uma moto nesta faixa de preço, não podemos também ser mais exigentes.


Quanto ao espaço de arrumação, o famoso "met-in" ou falso depósito foi uma jogada de mestre por parte da Honda, conseguindo colocar espaço de arrumação extra numa moto "trail". Dá bastante jeito para a utilização diária, pois aqui é possível colocar por exemplo um capacete, luvas, etc. e numa longa viagem uma mochila com roupa, por exemplo.


Em suma, para quem, como eu, procura subir de cilindrada, não tem qualquer experiência e não quer gastar uma fortuna numa mota nova, preferindo gastar os restantes trocos em viagens, esta é sem dúvida uma opção a considerar.


Demonstra qualidade, tem um motor diferente mas interessante, que com tempo nos habituamos e acabamos por gostar e o seu torque até nos consegue roubar um sorriso rasgado.


Para mim o seu ponto forte é o seu consumo bastante comedido, que a velocidades legais se traduz em cerca de 3,4L/100km a 3,8L/100km, as manutenções espaçadas e o "met-in".

Honda NC750x

Relembro que, apesar da sua aparência "trail", esta não é uma moto projetada para esse objetivo, havendo outras opções no mercado com esse fim. Esta é uma moto mais estradista, que numa ou outra situação pode fazer uns estradões "off-road". Neste campo ainda não tive a oportunidade de a testar por ainda não me sentir à vontade e com falta de experiência...mas espero em breve conseguir testá-la nuns estradões para ver como se comporta.


Posts recentes
bottom of page