top of page

Morocco'15 - Preparação


Após definir a rota da viagem, a preparação da moto e "saber o que levar" é o "difícil" passo que segue.


Ao contrário da minha última viagem (Winding Roads'14), nesta partida para Marrocos vou acompanhado pela minha namorada e a gestão de espaço na NC tem que ser muito bem pensado e aproveitado, até porque nem sequer temos malas laterais. Então:


O que levar numa viagem de 13 dias por Marrocos?



Met-in:


Um dos pontos fortes da NC é o seu falso depósito, uma ideia de génio por parte da Honda, que nos permite levar uma mochila de 18L, com todos os nossos produtos de higiene pessoal, alguns fármacos, chinelos e 2 toalhas.


Neste espaço está também instalado uma tomada de isqueiro, que permitirá carregar o telemóvel e o tablet ao longo das viagens.


Saco de depósito:


Sobre o falso depósito vai um saco que levará os documentos, os carregadores, uma tripla, tablet, máquina fotográfica, garrafas de água, "powertabs" para hidratação, lanterna, canivete, impermeável, toalhitas, pano multiusos, kit reparação de furos, óleo manutenção corrente, saco de transporte de líquidos (até 8L de água, gasolina ou óleo), cadeado, protetor solar e óculos de sol.


Top case:


No interior da top case vai o saco da pendura, que não faço a mínima ideia, de como conseguirá levar tudo o que deseja.


Saco impermeável (sobre a top case):


Neste saco terei que conseguir levar a minha roupa interior, umas calças de ganga, uns calções, uns calções de banho, seis t-shirts, umas sandálias e umas sapatilhas. Como iremos fazer algumas paragens, em algumas cidades por dois dias, teremos tempo de lavar/secar alguma roupa, a tempo de prosseguir viagem, não tendo necessidade de levar tanto vestuário.


Tenho que ainda tentar aqui colocar um pequeno tripé, uma corda para estender roupa e algumas molas.


A moto:


Quanto à preparação da moto, umas das principais preocupações foi o conforto da pendura, pois as distâncias vão ser longas e por isso adquiri uma almofada AirHawk. No teste realizado a Madrid o feedback foi positivo, resta agora saber, como se comporta nesta viagem. Quanto ao meu banco não efetuei qualquer modificação e certamente irei sentir algum desconforto nas viagens mais longas.


O extensor de vidro foi colocado para melhorar reduzir o impacto do vento na cabeça e até agora e estou bastante satisfeito com o seu desempenho.


Sobre o saco de depósito levo uma bolsa para o tablet, carregado com um mapa ofline e gps de Marrocos, substituíndo o famoso mapa de papel, pelo digital. Servirá também para registar o "track" diário e poder partilhar o percurso convosco.

No guiador vai uma bolsa para o telemóvel, que servirá também como gps.


Coloquei uma barras laterais de proteção para evitar danos maiores em possíveis quedas e uma proteção de radiador para proteger este componente, mais exposto.

Quanto ao descanso central foi colocado para facilitar a manutenção da corrente e poder ter a mota numa posição direita para arrumar a bagagem.

Um dia antes de partir irei fazer um check in à NC, colocar uns faróis auxiliares e um produto nos pneus para evitar possíveis furos ao longo da viagem.


Documentação


Quanto à documentação tive que renovar o passaporte e fazer um pedido ao seguro para adicionar Marrocos aos países válidos, por 15 dias, o que me custou €5,86.


Levo algumas fotocópias de documentos, como: cartão de cidadão, passaporte, carta de condução e livrete, e digitalizei os mesmos para guardar no mail.


Vai comigo também uma mochila vazia às costas para quando parar poder levar comigo todas as coisas de valor e para o caso de precisar de espaço extra.


Posts recentes
bottom of page