Dia 12 (Tânger -> Tomar)

Hoje é o nosso último dia em Marrocos e apesar de termos adorado a experiência de viajar por aqui, já só pensamos no regresso, até porque o dia promete ser longo.

Decidimos deixar o hotel cedo para tentar chegar ao porto com pelo menos uma hora de antecedência. Como já tínhamos o bilhete comprado de regresso, achamos que este seria tempo mais que suficiente.

Pelo caminho paramos ainda para abastecer uma última vez o depóstio da NC, isto porque aqui o litro da gasolina está abaixo de 1€ e compensa.

Chegados ao porto deparámo-nos com uma enorme confusão. Hoje é sábado é certo, mas a confusão deve-se ao facto de haver muitos imigrantes marroquinos a voltar aos seus países laborais. A confunsão estava instalada e reparamos nisso logo aquando a validação dos bilhetes.

Depois de passar um controlo, basicamente para ver os bilhetes, documento de circulação da mota e passaportes, seguiram-se outros. Estes muito mais morosos até porque os marroquinos levavam os seus carros completamente cheios até mais não e com os tejadilhos ainda com mais tralha. Desde pneus, móveis, escadas, bicicletas tudo e mais alguma coisa que possam imaginar.

A polícia fronteiriça pedia a alguns carros para abrirem as malas, saltando de lá melões para a estrada de tal forma que aquilo vinha tão atulhado e desorganizado.

E pensávamos nós que 1:15h seria suficiente, foi portanto insuficiente fazendo-nos perder o ferry por uns meros 15min. Quando chegamos à plataforma este ainda lá estava, mas já com tudo a postos para sair.

Teríamos que ficar aqui à espera até às 14h, hora do próximo ferry para Algeciras.

A espera foi longa e sabíamos que já a hora de chegada ao destino seria já bastante tarde.

Chegamos a Espanha por volta das 17h e ainda tínhamos um longo percurso até Tomar. A partir daqui foi tentar avançar o mais rápido possível e chegar o mais longe possível enquanto houvesse luz solar.

Tivemos que efetuar ainda duas paragens para abastecer, comer e beber qualquer coisa para continuar. Apanhámos ao longo de toda a viagem imenso vento, fazendo com que a viagem fosse mais custosa e lenta. Já perto da fronteira tivemos que parar para vestir mais uma roupa, pois já ficava fresquinho e ainda nos faltavam uns bons quilómetros.

Chegámos a Tomar a poucos minutos das 00h cansados e com frio mas felizes por tudo ter corrido bem.

Comemos finalmente uma boa sopa de legumes e mesmo cansados ficamos ainda um bom tempo a falar e reviver episódios da nossa viagem.

Agora é descansar bem e recuperar para voltármos à rotina diária já segunda feira.

Esperamos nos póximos dias atualizar os blogs e partilhar mais fotos, assim como, postar as considerações e estatísticas finais desta viagem tentando convencer alguns de vocês a partir também numa aventura por Marrocos.