Dia 2 (Villanueva del Rey > Córdova > Nerja > Granada)

Eram hoje cerca de 10h quando estávamos a abandonar o hotel em direção a Córdova, para dar início a mais um dia de viagem.

Rocking abRoad

De Villanueva del Rey a Córdova foram cerca de 50 minutos, como ontem já tinha andado a ver no google mapas um sítio porreiro para deixar a mota, foi tranquilo chegar à cidade via sul e deixar a NC num belo sítio à sombra próximo da "Torre de la Calahorra".

O roteiro estava traçado e teria início atravessando a "Puente Romano", em direção ao "Alcázar de los Reyes Cristianos", "Los Patios del Alcázar Viejo", "Murallas y Puertas de Almodovar", Calle Judios", "Mesquita-Catedral de Córdova", "Calleja de las Flores" e "Plaza del Potro". Ou seja, esperavam-nos cerca de uns 5km de caminhada pelo centro histórico da cidade.

Deste roteiro apenas entramos e visitamos os belos pátios de "Alcázar Viejo", que desde já recomendo, pois são pátios de casas particulares carregados de história e de muito amor por parte dos seus proprietários. Todos eles muito simpáticos e acolhedores, em que todos os anos concorrem para obter o melhor pátio do bairro.

Como por aqui perdemos algum tempo, tivemos que optar por desistir de visitar a enorme Catedral de Córdova, mas as pessoas na fila eram imensas e por lá iríamos perder talvez mais umas 2h.

Rocking abRoad

Prosseguimos a caminhada até à "Plaza del Potro" para aí visitar a antiga e típica "Posada del Potro", referida na obra Dom Quixote, de Cervantes, mas que agora está convertida num museu dedicado ao Flamenco.

Findo o roteiro, era hora de almoçar e descansar um pouco antes de prosseguir viagem.

Eram já cerca das 15:45h quando abandonamos Córdova e seguimos para Sul, em direção a Nerja. O calor apertava e quase uma hora depois éramos obrigados a parar para nos hidratarmos. à medida que rolávamos para sul íamos deixando para trás as paisagens áridas e agrícolas, para agora começarmos a avistar lá ao longe os montes do "Parque Natural de las Sierras Subbéticas", próximo de Lucena.

Rocking abRoad

Continuávamos pela A-45 num sobe montanha, desce montanha, até que a temperatura começava a ficar mais amena e bem mais agradável, já próximo de Málaga, ao passar pelo "Parque Natural Montes de Málaga". Aqui a estrada descia bastante, o que até era bom para compensar os consumos da NC e seguimos viagem até à N-304, nacional que beirava o Mar Mediterrâneo.

Chegados aqui, sinceramente arrependemos-nos um pouco, pois como a estrada atravessava as cidades costeiras, havia algum trânsito, bastantes semáforos e lombas ao longo da via. Depois a estrada não era assim tão interessante, pelo menos até Nerja e as vistas não superaram as expectativas.

As praias daqui também não nos agradaram minimamente e não conseguiram demover-nos de querer prosseguir viagem sem parar.

Rocking abRoad

Como rolamos muito lentamente até chegar a Nerja, apenas quisemos parar um pouco junto ao mar, apreciando por lá os muitos turistas ingleses e reprogramar o gps para seguir viagem até Granada pela via mais rápida, pois prosseguindo pela N-304 seria custoso.

Apanhámos assim a A-7 e depois a A-44, obtendo a partir destas estradas uma visão bem mais periférica da costa e sinceramente bem mais agradável que a nacional junto ao mar. Lá do alto pareceu-nos que a N-304 melhoraria a partir de Maro, mas para nós já chegava de nacionais por hoje.

Prosseguindo pela A-44 conseguíamos avistar à nossa direita a majestosa "Sierra Nevada", acompanhando-nos até à chegada de Granada.

Chegámos a Granada por volta das 21:00h, dando tempo para arrumar as coisas, tomar um banho e sair para um breve passeio pela cidade. Como anoiteceu já não tiramos fotos, deixando para amanhã de manhã a visita à Alhambra e assim, aproveitamos para ir comer algo a sério desta vez.

Perdemos a cabeça e experimentamos uma Paella de arroz negro, num simpático e bem arranjado restaurante, "Messon Botafumeiro", que tivemos a sorte de encontrar, ao acaso e já desesperando, mas que nos surpreendeu, quer pela simpatia, oferecendo-nos umas entradas, quer pelas doses bem generosas e gostosas.

Rocking abRoad

Quanto aos preços, dos diversos restaurantes que andamos a ver previamente até tinha valores mais baixos, por isso saímos de lá satisfeitos.

Amanhã espera-nos um novo dia e começamos a seguir o caminho de La Mancha, rumo aos "gigantes" de Dom Quixote. Toledo merecerá também uma vista, antes de seguir para Alcobendas, para visitar os amigos. Por isso agora é tempo de um merecido descanso.

Estatísticas do dia:

Souvenirs (€): 5,5

Bilhetes (€): 15

Dormida (€): 35

Total (€): 142,6 (hoje foi tudo à grande:)