Dia 4 (Vila Nova de Milfontes > Almograve > Cabo Sardão > Zambujeira do Mar > Odeceixe &

Apesar deste dia não prometer muitos quilómetros, a quantidade de lugares com paisagens magníficas por cada quilómetro seria enorme e por isso, tentamos visitar o máximo de coisas que podíamos num só dia.

Abandonamos Vila Nova de Milfontes por volta das 11h e seguimos em direção a Almograve. Apesar de já conhecermos esta praia, queria voltar ao portinho lá do fundo da praia, seguindo por um estradão de terra batida, caminho que já tinha feito há cerca de 8 anos atrás e ainda tinha na memória.

Almograve

Daqui fomos visitar o Cabo Sardão e resolvemos arriscar seguir por um estradão sobre a falésia, sempre acompanhando a costa e com uma bela paisagem.

Cabo Sardão

Mais à frente o estradão já era mais areia do que terra batida e pedi à minha namorada para sair da mota e tentarmos prosseguir na mesma por ali. Lá apareceu outro estradão na direção interior e afastamos-nos da falésia e da areia, para voltarmos a um estradão de terra batida.

Sem saber por onde seguir, passamos por imensas quintas e campos agrícolas até conseguirmos alcançar novamente uma estrada de alcatrão.

Surgiram as indicações para a Zambujeira do Mar e para lá seguimos, o estradão abriu-nos o apetite e estávamos agora cheios de fome. Deu ainda tempo para visitar a Praia dos Alteirinhos de almoçar.

Zambujeira do Mar
Praia de Alteirinhos

Já de barriga cheia continuamos a nossa descoberta, desta vez indo em direção à Praia do Carvalhal. Aqui deu para descansar um pouco no areal e molhar os pés, com o sol a espreitar finalmente por detrás das nuvens.

Praia do Carvalhal

Com muita preguiça lá deixamos a praia do Carvalhal, fazendo um pequena paragem na praia da Azenha do Mar e em Odeceixe.

Por aqui não nos demoramos muito, pois já tínhamos estado em Odeceixe anos antes e queríamos ainda visitar a Praia do Vale dos Homens, praia que há 3 anos atrás chegamos a ir de noite, de PCX, para acampar, mas que não chegamos a ficar, optando antes pela praia da Arrifana.

Praia de Vale dos Homens

Esta é mais uma das muitas praias bonitas desta região, destacando-se não só pela sua beleza, como a sua grandiosidade...bom spot.

Como já eram quase 18h e tínhamos que fazer o check-in no hotel até essa hora, foi tempo de deixar a bela praia para trás e seguir até Aljezur, Vale da Telha.

Vale de Telha
Hotel Vale da Telha

Assim concluímos hoje o nosso dia, percorrendo alguns pontos de interesse da Costa Vicentina e que recomendo a todos visitarem-nos um dia, porque vale mesma a pena. Apesar desta ser a terceira vez que visitamos esta zona, ainda não nos cansamos nem um pouco da sua beleza, havendo sempre lugares novos por descobrir.

Ou seja, apesar de amanhã termos que voltar a casa, fica o desejo de dentro em breve voltarmos à Costa Vicentina e aos seus lugares mágicos.

Amanhã parece que a chuva vai acompanhar-nos, por isso muito provavelmente vamos optar por regressar a Coimbra sem fazer desvios e deixar de parte os planos de seguir pela zona central do Alentejo. Mas isso logo decidimos pela manhã, conforme a intensidade da chuva.

Estatísticas do dia:

Distância (km): 129

Abastecimentos: 1

Custo combustível (€): 19,50

Média C.B. L/100km: 3,6

Alimentação (€): 21,52

Alojamento (€): Oferta (Hotel Vale da Telha)