Dia 1 (Amarante > Soajo > Lindoso > Castro Laboreiro > Lobios > Campo do Gerês)

Hoje acordamos com um manto branco de geada e um frio de rachar lá fora, mas nada nem ninguém nos iria demover da nossa passeata de hoje.

O nosso "roadbook" definia um roteiro com aproximadamente 250 quilómetros e bem cedinho já estávamos a sair de casa em direção ao Gerês.

Bem agasalhados prosseguimos viagem e resistimos mais de uma hora sem pararmos, até bem próximo da Póvoa de Lanhoso, onde já não sentíamos as pontas dos dedos e achamos por bem pararmos um pouco para aquecer as mãos nos nossos escapes quentinhos.

Eram já perto das 11h e o sol começava a aquecer, hora para prosseguirmos a nossa viagem.

O destino a partir daqui era Soajo, mas pelo caminho o GPS teve um pequeno "congelamento" e desviou-nos por uns quilómetros da nossa rota original...mas boa hora o fez, pois levou-nos por um estradão onde conseguimos avistar imensos cavalos selvagens e vacas a pastar numa paisagem isolada.

Infelizmente a gopro também teve aqui um problema técnico e não consegui obter umas belas filmagens...o frio fazia estragos na altitude.

Em Soajo visitamos os belos espigueiros e seguimos daqui para Lindoso, para também ali avistar os espigueiros e o castelo.

Como tínhamos saído da rota planeada, o tempo estava agora mais apertado e sem perder muito tempo em Lindoso continuamos a viagem em direção ao Santuário de Nossa Senhora da Peneda.

O sol começava a esconder-se e com ele levava aquela sensação térmica agradável, começando a sentir-se uma brisa bem fresca. As pontas dos dedos recomeçavam a ressentir-se, mas não era ainda o suficiente para nos fazer querer regressar.

Castro Laboreiro era a passagem seguinte, antes de entrarmos em Espanha, para aquela que seria a primeira saída do meu pai de Portugal na PCX.

Atravessámos a fronteira e logo fomos em direção aos "baños" de Lobios...aqui chegados, a vontade de mergulhar era muita, mas como já era tarde e estava bastante frio, resolvemos não o fazer.

Também não queríamos regressar ao anoitecer, pois ao longo da viagem apanhámos muito gelo na estrada e viajar nestas condições à noite, sem conseguir ver bem a estrada e os seus perigos seria um enorme risco.

Assim, aquecemos apenas as nossas mãos geladas na água bem quente e fizemos-nos à estrada em direção a Campo de Gerês, onde pernoitamos hoje.

Aqui um pouco de gelo na estrada, que tivemos de atravessar com muito cuidado para não cair.

Já no Abrigo preparamos umas belas tapas e repousamos para o dia de amanhã...

Estatísticas do dia:

Distância (km): 253

Abastecimentos: 2 (NC) + 2 (PCX)

Custo combustível (€): 33

Média C.B. L/100km: 3,4 (NC)