top of page

Equipamentos de proteção

Quando somos inexperientes e novos no mundo das duas rodas é normal aquando o dilema da compra da moto direcionar-mos toda a nossa atenção e orçamento apenas para a escolha da mota e esquecer-mos realidades tão importantes como o equipamento de proteção.

Mais ainda se muitos como eu se iniciam no mundo das duas rodas como forma de conseguir poupar uns trocos ao final de cada mês e definirmos um orçamento limitado para adquirir a moto.


Contudo refletindo um pouco e comparando a moto a um automóvel, se este consegue proteger-nos de certa forma através da sua estrutura, já numa moto essa estrutura não existe e caso se suceda um acidente ou uma queda nada nos protege senão o equipamento de proteção.


A importância do equipamento de proteção é ainda mais importante para quem anda como eu de moto diariamente e sabe que nem sempre é respeitado na estrada, detendo a necessidade de possuir atenção redobrada, nunca facilitando, nem mesmo naquela simples ida ao “pão” ou café.


Felizmente, existem no mercado inúmeras marcas e acessórios de proteção motociclista cabendo a cada um saber o que é melhor para si e até quanto pode investir.


Depois de algumas pesquisas e feedbacks descobri muitas outras marcas para além daquelas mais famosas como a Arai, Agv, Shoei, Dainese, Schuberth, Alpinestar, etc. Casos da Nexx ou da Drenaline que me despertaram a atenção pelas boas reviews, pelos seus preços relativamente acessíveis, por demonstrarem uma qualidade acima da média e acima de tudo por serem nacionais.


Conforme o meu orçamento decidi que o valor mais elevado seria para um bom capacete, ajustando o restante para outros equipamentos.


Uma boa hipótese de obterem bons preços/descontos/ofertas no equipamento é quando negoceiam a moto no concessionário, eu por exemplo consegui descontos num capacete, blusão e luvas, assim como oferta de um capacete jet que apenas uso em deslocações curtas no verão, ou quando ando com pendura.


Capacete


Optei por um produto nacional, muito falado internacionalmente, com muitas boas "reviews" e que ao longo dos últimos anos tem visto a sua reputação aumentar, fruto do seu excelente trabalho e de criação de produtos inovadores.


A minha escolha recaiu num capacete "full face", o Nexx XR1.R (plain), modelo leve, confortável e que na minha opinião apenas peca pela pouca insonorizarão a velocidades mais elevadas.

Capacete Nexx
Capacete Nexx


Existem outros modelos, géneros e marcas, mais ou menos conceituadas, mais caros ou mais baratos, o importante é escolherem um bom capacete, com o tamanho ajustado e de preferência de cores visíveis para outros condutores.


Luvas

Quanto às luvas decidi inicialmente adquirir umas da Drenaline muito confortáveis e bastante arejadas, excelentes para andar de moto no verão.

Luvas verão

Mais tarde, com a chegada do inverno optei por adquirir umas luvas resistentes ao frio e à chuva optando por um modelo também da Drenaline, bastante quentes e impermeáveis até um certo período de tempo, isto é, para o meu dia a dia são excelentes, mas em distâncias superiores a 150 Km, como já experimentei debaixo de chuva, deixaram entrar alguma água. Como são um pouco densas causam alguma dificuldade na condução, normal pela sua espessura, mas acabamos por nos habituar.

Luvas inverno

Casaco

Relativamente ao blusão comprei também um modelo da Drenaline, muito simples pretendendo um casaco capaz de adaptar-se a todas as estações. Assim, optei por comprar um com forro para o inverno e que fosse suportável no verão sem forro, com proteções nos ombros, costas e cotovelos.

Casaco Drenaline

O casaco que adquiri não é impermeável, havendo no mercado muitos blusões com capacidade para tal , como por exemplo, com material como o "Goro-Tex" acrescendo bastante o seu valor.


Para colmatar o facto de não ser impermeável comprei à posteriori um impermeável que no inverno anda sempre comigo na top case e uso por cima das calças e blusão servindo perfeitamente para o meu dia a dia.


Botas

Como ando todos os dias de moto mesmo quando chove imenso, optei por comprar também umas botas, aqui não tanto pela preocupação da proteção, mas mais pela questão de ter um calçado impermeável. Mas é importante ter também um calçado adequado, pelo menos com uma sola que não derrape quando tivermos que colocar o pé no solo numa paragem.

Botas W2



Adquiri umas botas da W2 que não foram caras e são impermeáveis. Como são de cano alto protegem-me bem da chuva, mas por outro lado são um pouco desconfortáveis para andar fora da moto.



Outros


O outro equipamento que adquiri foi para me proteger do frio, uma balaclava, umas luvas finas adquiridas na decathlon para colocar sob as luvas de inverno e umas calças tipo "ski" para me protegerem também da chuva. Futuramente tenciono adquirir umas calças de motociclismo, com proteções e talvez invista já numas em "Goro-Tex", pois comprando as coisas aos poucos já não custa tanto.


Como veem existem inúmeros acessórios para todos os gostos e carteiras dos motociclistas, pertencendo a cada um saber que deve comprar.


Para terem uma ideia de quanto pode ser o investimento inicial, para o equipamento básico, eu gastei cerca de 475€. Mas pensem assim, estamos a investir em nós, na nossa segurança e isso não deve ter valor. Pode custar-nos no inicio mas pode salvar-nos de danos irreparáveis no futuro. E depois este equipamento irá durar-nos bastante tempo, até mesmo acompanhar-nos nas subidas de cilindrada.


O capacete, as luvas e o casaco são os equipamentos que nunca prescindo, muitos olham para mim normalmente de motos de maior cilindrada com todo este equipamento numa simples 125, e devem pensar “olha este armado em motoqueiro na sua scooter”, já alguns impressionam-me pela falta de respeito que tem por si próprios ao conduzirem a sua moto sem qualquer tipo de proteção.


Posts recentes
bottom of page