top of page

Acessórios de moto

  • Foto do escritor: Ruben Afonso
    Ruben Afonso
  • 20 de out. de 2014
  • 4 min de leitura
Moto acessórios

Quando adquirimos uma moto, por muito que achemos que compramos a moto dos nossos sonhos, aquela que realmente gostamos, haverá sempre algo que vamos querer modificar, personalizar, torná-la mais bonita, confortável, mais prática, mais nossa...


O que estou a tentar dizer é o seguinte: por mais que achemos que não vamos mexer em nada, isso é pura ilusão, pois todos nós vamos acabar por querer modificar algo a qualquer momento.


Relógio


Apesar da maior parte das motos o trazerem de origem, a verdade é que os primeiros modelos da Honda PCX não o tinham e assim, a minha primeira preocupação com a modificação foi colocar um relógio na moto. Não perdi muito tempo na sua procura e não queria gastar muito dinheiro neste item.


Queria algo simples, de fácil adaptação e não me importava muito com a sua estética.


Existem opções no mercado específicos para colocar o relógio no guiador, mas depois de ver o preço desisti rapidamente, considerando a hipótese de colocar um simples conta Km de uma bicicleta, neste caso, um com luz e até com informação da temperatura ambiente.


Top case


Odiada por uns, aceite por outros, se no início era também um dos acessórios que nunca pensaria colocar, o que é certo, é que, quem andar com a moto todos os dias e a usar como seu veículo primário, todo o espaço extra é muito bem vindo.


Eu uso a moto nas deslocações casa-trabalho-casa, para ir às compras, ir passar o fim de semana a casa dos pais e então precisava de espaço para colocar um portátil, equipamento de chuva, uns "saquitos" de compras, um saco de roupa, etc.

Top case - Kappa K35 NT

Se no início não gostava nada de ver a moto com a "top case", confesso que, com o jeito que ela dá, rapidamente me adaptei e já não me choca aquela “caixa” ali atrás colocada.


Uma outra vantagem é o conforto extra que esta proporciona à pendura. Existem até uns encostos que podem colocar e que irá melhorar em muito o conforto do passageiro.


Quanto à oferta do mercado, como qualquer outro acessório existem muitas ofertas, muitas marcas, de diferentes tamanhos, cabendo a cada um optar por aquela que mais gosta e se enquadra no seu orçamento.


Vidro Alto

Vidro alto - Honda

Depois de colocar a "top case" este foi o acessório que considerei colocar de seguida. Observava que só a "top case" descompensava a estética da moto e sabia que um vidro mais alto me faria ganhar um maior conforto em vias rápidas e auto estradas e me protegeria um pouco mais naqueles dias chuvosos.


Punhos Aquecidos


Punhos aquecidos - Oxford

Nunca sequer tinha ouvido falar em punhos aquecidos até que apareceu uma oportunidade de um "group buy" para adquirir uns da Oxford. Como não eram caros juntei-me ao grupo e mandei vir uns para mim também. De facto os punhos são uma mais valia, naqueles dias bastante frios quando os ligo noto logo a diferença, o único senão é a região dorsal da mão ficar sempre mais fria que a palma.


Alarme


Alarme Beeper

Apesar de ter um cadeado da Drenaline para quando deixo a moto no exterior a “dormir”, surgiu igualmente uma boa oportunidade de adquirir um alarme, que assim completaria a proteção do cadeado. Não foi caro e tem algumas opções interessantes, como um sensor de aproximação, detetor de movimento, arranque automático, que optei por não ligar, etc.


Tomada de isqueiro


A opção de instalar uma tomada de isqueiro surgiu quando quis fazer uma viagem mais longa e pretendia levar um gps. Se algumas motos já o trazem de origem, uma vez mais, nas primeiras Hondas PCX não o trazia, tendo optado por instalá-lo sob o banco, pois aí posso também carregar um telemóvel, um tablet, gps, etc.


Alforges


Para além de uma tomada de isqueiro, precisava para essa mesma viagem de espaço extra para transportar mais vestuário, pois ia realizar essa viagem com pendura e necessitava de maior capacidade de carga. A opção recaiu nuns alforges da Givi que na minha opinião se enquadram muito bem na PCX e tinham o tamanho perfeito.

Alforges Givi - EA101

Saco


O saco foi para complementar a capacidade de carga dos alforges e da top case. Adquiri um barato na Sport Zone existindo muitos modelos, até específicos para motociclistas.


Jerrican

jerrica.jpg

O jerrican permite elevar a autonomia para aquelas distâncias mais longas e salvaguardar-me de poder não encontrar umas bombas de gasolina. Adquiri um de 5 litros, que me dá para mais 200 Km de autonomia, cabendo perfeitamente sob o banco da PCX.




Aranhas

aranhas.jpg


Estas dão muito jeito para acondicionar a carga, levar mais umas coisas, etc. Numa viagem maior andam sempre comigo pois nunca se sabe quando precisamos de levar mais alguma coisa.


GPS


Este equipamento é para mim indispensável naquelas voltas mais longas permitindo-me chegar ao destino sem grande sobressaltos e aventurar-me mais além. Há quem prefira os "road-books" ou até mesmo os mapas "clássicos", mas eu já mal consigo rolar sem gps.


GPS Tomtom Urban Rider

Recentemente na minha PCX instalei um Tomtom Urban Rider, pré-carregado com um mapa europeu e com suporte de moto, que não sendo um gps topo de gama é mais que suficiente para a minha utilização. Simples, de instrução fácil e com um ecrã táctil sensível ao toque com luvas, espero que me acompanhe em muitas viagens.


Auriculares Bluetooth


Dão imenso jeito se tiverem por exemplo um gps com Bluetooth, ou quando viajam com pendura e querem conversar um com o outro.


Auriculares Bluetooth

Eu adquiri uns "aftermarket" porque não quis gastar muito dinheiro nos auriculares, pois a utilização que lhes são dada não é muita e para mim servem perfeitamente.

Mas para quem os utilizar diariamente ou conseguirem dar uns passeios ao fim de semana tem opções de melhor qualidade no mercado.

Mas para uma utilização sazonal, acreditem que estes servem perfeitamente.




 
 
 
Posts recentes

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

Subscrever blog

Parabéns! A subscrição foi concluida.

bottom of page