top of page

Winding Roads '14 - "Road-book"

  • Foto do escritor: Ruben Afonso
    Ruben Afonso
  • 28 de out. de 2014
  • 5 min de leitura

Depois de alguns meses a preparar a tão aguardada viagem, depois de muitas noites a planear rotas e "queimar" pestanas, tenho o prazer de agora vos anunciar o meu mais recente projeto - Winding Roads '14.


O "Road-book" que vos passo a apresentar é uma previsão da minha futura viagem, podendo sofrer alterações ao longo do percurso por variadíssimas razões, tais como: alteração das condições atmosféricas, cansaço físico por serem muitos quilómetros, etc.


Como poderão verificar, o projeto é ambicioso e os muitos quilómetros, aumentam-lhe a dose de "loucura", ainda mais porque o farei na minha "pequena" PCX.


O objetivo principal desta aventura, tal como o próprio nome do projeto sugere, é viajar pelo maior número de estradas emblemáticas possíveis, na França, Suíça e Itália, colocando de parte a visita a grandes cidades. Serão mais de 5600km realizados em 14 dias, passando por 8 países (Portugal, Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suíça e Itália).


Dia 1 (Coimbra > Bordéus)

Coimbra - Bordéus

Na madrugada do dia 2 de novembro de 2014, espero iniciar a minha viagem saindo de Coimbra rumo a Bordéus. Este será sem dúvida o meu maior desafio, pois é o primeiro dia, serão muitos quilómetros e serão com certeza muitas horas de viagem. Se não voltar para casa neste dia, então estarei preparadíssimo para realizar o resto da viagem.


Desejo fazer cerca de 1000km numa previsão de viagem de 16 horas, querendo chegar o mais rápido possível a França. Sei que são muitos quilómetros e horas, também eu não sei se resistirei a esta longa jornada, mas como gosto de desafios difíceis e de aventuras, porque não.


Dia 2 (Bordéus > Paris)

Bordéus - Paris

Se no primeiro dia ultrapassar aquela longa jornada, iniciarei uma nova rumo a Paris. Serão aproximandamente 600km, com um tempo previsto de 9h. Apesar de conhecer a cidade, a passagem por Paris será para visitar alguns familiares e também para levar a PCX a conhecer a "Cidade Luz".


Dia 3 (Paris > Provins > Paris)

Paris - Provins - Paris

Neste 3º dia a previsão de viagem será mais curta, cerca de 250km, que serão feitos de forma tranquila. Pretendo ir passear com a PCX pela famosa avenida dos Champs-Élysées, levá-la a ver a Torre Eiffel e de seguida visitar a cidade medieval de Provins, classificada como património mundial pela UNESCO.


Dia 4 (Paris > Reims > Lintgen)

Paris - Reims - Lintgen

Neste dia serão realizados quase 400 km, com uma previsão de viagem de 6h, deixando para trás a cidade de Paris, em direção a Lintgen, Luxemburgo. Depois de vários anos a prometer a amigos que os iria visitar a este país, eis que surge a oportunidade e desta vez não a deixarei escapar.


Dia 5 (Lintgen > Luxemburgo > Metz > Colmar > Zurique)

Lintgen - Luxemburgo - Metz - Colmar - Zurique

Neste dia estão previstos mais 485 km, com um tempo estimado de viagem de 8h. Desejo visitar as cidades de Luxemburgo, Metz, Colmar e Eguisheim, cidades pequenas que espero conhecer numa curta passagem.


Dia 6 (Zurique > Furka Pass > Zurique)

Zurique - Furka Pass - Zurique

Chegado à Suíça e se as condições atmosféricas me permitirem não vou perder a oportunidade de fazer umas das estradas mais emblemáticas do mundo "St. Gotthard Pass, Nufenen Pass, Grimsel Pass, Furka Pass e Oberalp Pass". Serão quase 350 Km resumidas a mais de 10h de viagem, pois serão todas estas estradas realizadas em montanha e a velocidade não poderá ser muita. Como na Suíça não pretendo comprar a vinheta anual que me permitiria andar nas auto estradas, neste país terei que rolar sempre em estradas nacionais. Serão morosas as viagens, mas acredito que prazerosas e com possibilidade de assistir a cenários únicos...assim as condições atmosféricas me permitam.


Dia 7 e 8 (Zurique)


Nestes dias vou aproveitar para descansar e recarregar baterias para a segunda parte da minha viagem ficando na cidade de Zurique.


Dia 9 (Zurique > Davos > Flüela Pass > Stelvio Pass > Bormio)

Zurique - Flüela Pass - Stelvio Pass - Bormio

Saíndo de Zurique bem cedinho irei em direção a Itália com um único objetivo...ter a oportunidade de ver com os meus próprios olhos e poder rolar com a minha PCX o famossísimo Passo de Stélvio. Aqui mais uma vez estarei dependente das condições atmosféricas, pois tenho que estar atento se estas estradas estarão abertas nestes dias, correndo um enorme risco de não as poder realizar. Mas quanto a isso, só no dia anterior poderei ter a certeza.


Dia 10 (Bormio > Saorge)

Bormio - Saorge

Confesso que as rotas seguintes foram as que mais me deram trabalho de definir. Existindo tantos locais onde gostava de ir, como por exemplo, visitar a bonita cidade de Torino. Mas aqui tive que ter em atenção os dias que iria perder e como só tenho 14 dias achei por bem não ir visitar grandes cidades, rumando diretamente para sul, Saorge. Será uma jornada de 500 km com uma previsão de tempo de viagem de 9h.


Dia 11 (Saorge > Col de Turini > Verdon Gorge > Aix-en-Provence)

Saorge - Col de Turini - Verdon Gorge - Aix-en-Provence

Já há muito que ouço falar nos "Canyon's Franceses" e já há muito que desejo lá ir. Já que estamos numa de "Winding Roads" porque não ser desta. Assim saíndo da região de Provença-Alpes-Costa Azul rumarei a Aix-en-Provence passando por Col de Turini e Verdon Gorge. Mais uma jornada com mais de 500km, que espero cheio de paisagens únicas e mais de 9h de viagem.


Dia 12 (Aix-en-Provence > Barcelona)

Aix-en-Provence - Barcelona

A partir deste dia já tenho que me preocupar em regressar a Portugal. Pois o tempo começa a escassar e para trás, com muita pena minha, terei que deixar por visitar a bela cidade de Carcassonne e os Pirinéus. Apesar de conhecer Barcelona, o objetivo aqui não será ir visitar a cidade, mas sim visitar um amigo e tentar fazer o máximo de quilómetros de regresso a Portugal. Serão 560km num tempo previsto de 11h.


Dia 13 (Barcelona > Madrid)

Barcelona - Madrid

Deixando a cidade de Barcelona, rumarei à capital, Madrid. Aqui visitarei também uns amigos e aproximo-me do meu destino final, Coimbra. Vai ser mais uma jornada difícil, com muitos quilómetros à mistura (620km) e muitas horas de viagem (10h) onde o objetivo será fazer o máximo de quilómetros.


Dia 14 (Madrid > Coimbra)

Madrid - Coimbra

No dia 15 de novembro está previsto o meu regresso a Coimbra, deixando sempre um dia de folga para se algo correr menos bem ou deseje porventura fazer um desvio na minha viagem. Neste último dia farei os últimos 550 km, por um tempo de 9h estimados.


Prognóstico


1 Honda PCX > 1 aventureiro > 14 dias > 8 países > mais de 5600km > 400€


Sei que muitos de vocês acharão que estou louco e que em parte até têm razão, eu próprio sei que são muitos quilómetros para fazer em tão poucos dias, mais ainda numa 125cc, mas o sonho e desejo comandam-me.


Sei também que passarei grande parte da minha viagem a rolar e pouco tempo a visitar as cidades, mas quem me conhece, sabe que adoro estradas e para mim este é o principal objetivo desta viagem, rolar, rolar e rolar.


Vou em busca de paisagens únicas, estradas emblemáticas e de uma aventura enriquecedora para a minha vida. As cidades que escolhi visitar serão cidades pequenas, que conseguirei visitar em poucas horas.


O orçamento para esta viagem é uma vez mais, "low-cost", prevendo gastar pouco mais de 400€ nestes 14 dias. Desta vez não vou optar por fazer Couchsurfing, pois não seria justo abusar da boa vontade das pessoas e ficar apenas a dormir em casa delas, porque sei que chegarei sempre bastante cansado ao final de cada dia e terei pouca vontade em partilhar experiências, preferindo descansar muito bem para o dia seguinte.


O campismo selvagem também está fora de questão, porque estaremos em novembro e estará com certeza muito frio nestes locais, assim nesta aventura opto por ficar maioritariamente em hósteis o que irá com certeza aumentar o meu "plafond" da viagem mas será o mais correto e sensato a fazer.


Queria aqui aproveitar também para agradecer a todos aqueles que me têm seguido nesta nova aventura e me têm dado todo o seu apoio, pois tem sido muito importante para mim.


Muito obrigado a todos.


Podem acompanhar tudo com mais detalhe na página:



 
 
 
Posts recentes

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

Subscrever blog

Parabéns! A subscrição foi concluida.

bottom of page