top of page

Winding Roads '14 - Preparação

A pouco mais de um dia de viagem, deixo-vos aqui um breve resumo de como foi a preparação desta viagem.


Depois da voltinha do ano passado ficou-me sempre no pensamento que, este ano, caso tivesse nova oportunidade, voltava a viajar na minha PCX.


Mas desta vez queria realizar algo a sério, algo grande, capaz de me marcar para o resto da vida. Assim, depois de analisar milhares de vezes o "Google maps" comecei a delinear as minhas primeiras rotas.


Perdi imenso tempo a olhar para o mapa, pois é muito fácil perdermo-nos nele, são tantos os locais que gostaríamos de visitar, mas que infelizmente não nos é possível por falta de tempo, dinheiro, etc.


Para traçar e analisar os tempos/distâncias das rotas utilizei os mapas do "Google maps", o "ViaMichelin" e o "MapMyRide". Depois através do meu GPS da TomTom confirmava também essas distâncias e tempos através do “Planeamento de percurso”.


Com a rota “definida” (coloco entre aspas, pois nunca está realmente definida podendo ser modificada por inúmeras razões), preocupei-me informar acerca das regras rodoviários dos países a visitar. Encontrei algumas informações em pdf no site da ACP, relativos a cada um dos países: Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Suiça e Itália. Tive também que me preocupar em arranjar um dístico “P” para colocar na moto e uns refletores para colocar no capacete (obrigatório em França).

Top case

tempImage_edited.jpg

Depois foi elaborar uma lista de coisas a levar para esta viagem. Não queria ir muito carregado e mesmo tendo alforges, optei por não os levar nesta viagem, tentando levar apenas o essencial.


Top Case

Na "Top case" levo:


- um casaco e umas calças impermeáveis, muito importantes para aqueles dias de chuva;


- um saco-cama, compacto e leve, levo-o porque não ocupa muito espaço e nunca se sabe quando pode dar jeito, anda sempre comigo em viagens;


- dois pares de luvas, levo umas de verão e outras de inverno, as mais quentes, que acredito que vou utilizar a maior parte do tempo, serão para aqueles locais mais altos e frios, as outras, servirão por exemplo se as de inverno ficarem muito molhadas;


- uma balaclava e um cachecol, para me proteger do frio que será muito nas travessias das montanhas;


- uma garrafa de água, pois em viagens destas distâncias a hidratação é importantíssima;


- Alguma comida, para combater a fome, levo comigo umas barras e géis energéticos, para não ocupar muito espaço;


- Anti-furos, não ocupa espaço nenhum e nunca se sabe quando é preciso, pode ajudar bastante numa emergência;


- 1L óleo, por recomendação do mecânico levo comigo óleo, caso seja necessário acrescentar ao longo da viagem;


- mochila 30L, esta mochila vai vazia e pode dar-me muito jeito, caso seja preciso levar algo extra ou então, nas paragens para levar comigo a câmara fotográfica, o gps, a gopro, etc.


- computador portátil, para ir editando algumas fotos/vídeos e poder ir relatando esta viagem no blog e página do facebook.


- máquina fotográfica e gopro, para poder documentar a viagem e posteriormente partilhar com todos os seguidores desta viagem;


- uma cinta lombar;


- aranha, não ocupa nada e serve para tudo, acrescentar carga, acondicionar, etc...também vai sempre comigo nestas viagens.


Debaixo do banco

- debaixo do banco e apesar do espaço parecer pequeno, vai comigo um Jerrican de 5L, que levo por precaução, pois a autonomia da PCX não é muito grande e como vou viajar à noite e posso não encontrar uma estação de serviço aberta, ou até posso chegar a umas bombas que não aceite o meu cartão e assim tenho sempre algo que me possa desenrascar;


- cadeado, para proteger a moto sempre que tiver que "dormir" na rua;


- óculos de sol;


- carregador usb de isqueiro, para ir carregando o GPS, o tablet, a gopro ao longo dos percursos;


- canivete, porque ando sempre com um;


- dois auriculares Bluetooth, importantes para poder ouvir as informações do GPS no capacete;


- uma ficha tripla, que dá sempre muito jeito para carregar todos os aparelhos eletrónicos e porque às vezes os hósteis/hoteis apenas têm uma tomada disponível, insuficiente para todos os gadgets que hoje em dia utilizámos;


- umas toalhitas e um pano microfibra, que dão sempre jeito para limpar as mãos, o capacete, o banco, etc.;


- um tablet, que vai carregadinho com informações acerca dos locais a visitar, com gps e muitos mapas ofline. Se o GPS falhar este será o meu segundo auxiliar. Espero também conseguir fazer o "track" da viagem para depois colocar no diário o percurso efetuado.


Saco

Levo também comigo um saco que irá no lugar do pendura, este vai com: 1-chinelos; 1-toalha microfibra, muito pequena; 1-calças de ganga; 2-T-shirt's; roupa interior; 3-camisolas polares ; 1-calças interiores polares; diversos utensílios e produtos de higiene pessoal; alguns medicamentos; e todos os carregadores dos aparelhos eletrónicos.


Bricolage


Para esta viagem achava que me faltava algo para nas longas distâncias evitar cansaço na mão do acelerador, por isso fui ao Leroy Merlin e por 2,49€ arranjei um "cruise control" que já foi testado e acredito que me vai ajudar imenso.

Cruise Control

Documentação

Levo comigo a carta de condução (categoria A), o livrete e o seguro da moto, cartão de cidadão, um cartão de débito (que espero que funcione) e o cartão europeu de seguro de doença (que também podem pedir gratuitamente num centro de saúde).


Quanto a vocês o que podem esperar ao longo desta minha viagem?

Vou tentar sempre que conseguir fazer um resumo diário, colocando algumas estatísticas do dia, o mapa com o percurso realizado, tempos, distancias, gastos, etc, assim como, fotos e vídeos que vou tirando ao longo da viagem.


Como devem imaginar haverá dias que estarei cansado e se calhar não vou conseguir partilhar convosco uma grande informação, mas prometo que posteriormente tudo partilharei.


Posts recentes
bottom of page