Dia 8 (Boumalne Dadès -> Ouarzazate)

Hoje acodámos com uma bela vista para o vale da cidade e entusiasmados, principalmente eu, porque iria fazer umas das estradas com que sonhava há já bastante tempo.

Tivemos direito a um energético pequeno almoço no terraço do hotel, com vista priveligiada dando para preparar a rota do dia, em que o objetivo era seguir a R704, a famosa estrada do Gorges du Dadès.

Com tudo arrumado seguimos em direção de Tamellalt e começámos desde logo a ficar encantados com esta estrada e pelas paisagens que nos ia proporcionando de quilómetro em quilómetro.

Se no dia anterior as Gargantas do Todra tinham já colocado a fasquia bem alto, para mim esta estrada conseguiu superá-la.

Não consigo mesmo descrever-vos a emoção vivida ao conduzir por aqui, parecendo um puto, à espera de cada curva para logo poder apreciar a bela paisagem que surgia adiante.

Chegado à parte, que normalmente é a mais fotografada e conhecida da maior parte de nós, fiquei assustado com aquelas curvas completamente apertadas, mais ainda porque tinha a mota pesada e o piso não estava nas melhores condições. Prossegui mais um pouco com a vontade enorme de continuar e poder ir até Imilchil, mas a distância seria bastante e não sei se teria mota para chegar lá.

Mas esta estrada deixou-me com uma vontade enorme de querer voltar e conseguir um dia fazer todo o trecho até Imilchil e voltar talvez pelas Gargantas do Todra.

Fica a recomendação para quem queira um dia aventurar-se e seguir por esta estrada, pois acredito que por aqui encontrará do melhor que Marrocos terá para oferecer, pois seguindo apenas rotas turísticas não vão ter noção do que realmente é Marrocos.

Nós ainda tivemos alguma sorte em passar por alguns vilarejos mais remotos ao longo das distâncias que separavam as cidades "turísticas" e ter conseguido ficar com uma outra ideia do país, pois se a amostra fosse apenas aquelas cidades mais conhecidas, acho que não ficava com tanta vontade de voltar cá. Felizmente que levámos conosco um pouco do interior deste país, das suas gentes e da sua ótima gastronomia.

Um pouco difícil foi resistir à tentação de não continuar, mas tinha que ser, até porque ainda queríamos visitar o vale do Draa e tínhamos que arranjar hotel, retrocedemos e seguimos em direção de Ouarzazate.

Antes daqui chegarmos decidimos parar num lugar para comer, até porque já não me dou sem parar nas aldeolas para comer algo e parecia estar tudo muito parado. Lá lhe perguntei se podia fazer qualquer coisa e disse-me que me fazia umas espetadas com batata frita, maravilha...o pessoal por aqui desenrasca sempre qualquer coisa.

Já de barriga bem cheia prosseguímos para Ouarzazate, com o objetivo de arranjar hotel, deixar os sacos e prosseguir até ao Vale do Draa. Como na cidade perdemos bastante tempo à procura de um lugar, tivemos que desistir de ir ao Vale, mas perdemos a cabeça e demos mais uns dinares para um hotel com piscina e aproveitar o resto do dia.

Ao final do dia lá fomos para a praça central, tal como muitos marroquinos e parecia tudo uma feira. Crianças a brincar à bola, a correr, pessoas a passear, sentadas na esplanada, parecia uma autêntica romaria.

Decidimos jantar em plena praça, pois ali com aquela romaria tinhamos diversão garantida a noite toda e sentámo-nos num restaurante bastante simples e preços baratos, mas claro, mesmo assim negociei o preço (vou ter saudades disto em Portugal, assim como da comida) e lá consegui umas sopas à borla e fruta à sobremesa se quisesse.

E claro que o jantar foi tudo menos chato, o que seria impossivel em plena praça marroquina.

Amanhã prosseguimos para Marraquexe pela famosa estrada N9, que atravessa o Tizi n'Tichka e se situa a 2260m, mas já nos avisaram para ter cuidado, devido às obras de alargamento, na tentativa de reduzir os inúmeros acidentes nesta zona e o muito trânsito que por lá circula.